segunda-feira, 20 de abril de 2009

VISITA DE ESTUDO DE CN

Na última semana de aulas do 2º período os alunos foram a uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, à Tapada de Mafra e à Olaria José Franco.

A Rita realizou uma pequena reflexão sobre a visita que aqui partilha


A Olaria José Franco
A primeira visita que fizemos foi à Olaria José Franco.
Nessa olaria vimos bonecos que mexiam e outros que representavam profissões de antigamente, como o barbeiro e ao mesmo tempo dentista, oleiros antigos, etc…
Na olaria não só existiam bonecos mas também casas antigas, um moinho e as casinhas antigas para os animais.
Havia também uma Aldeia Saloia onde se podiam encontrar pequenos bonequinhos a trabalharem.
Quem fez todas aquelas coisas que constituem a Aldeia Saloia foi um oleiro chamado José Franco, que tempos depois da nossa visita faleceu.
Este homem antes de morrer foi agraciado com o título de Camendador pelo antigo Presidente da República, Ramalho Eanes e abençoado pelo Papa João Paulo II.


A Tapada de Mafra
Na Tapada de Mafra andámos de “comboio”. Nessa viagem vimos javalis, veados, gamos e numa paragem que fizemos observámos uns pequenos animais chamados saca - rabos.
Na primeira paragem que fizemos de “comboio” fomos visitar uma exposição de coches que já tinham pertencido a alguns Reis de Portugal.
Além de termos visto animais também vimos algumas plantas típicas de Mafra.
Para podermos ter mais informações visitámos um espaço onde encontrámos animais embalsemados e as características dos mesmos.

1 comentários:

Anónimo disse...

gostei muito deste texto porque eu fui á visita e tudo o que diz aqui é verdade.
ass:catarina

Enviar um comentário